pdr2020_ajudas_publicas_uniao_europeia_agricultura

Definição de Objetivos para Exploração Agrícola e Plano de Ação

É comum falarmos em objetivos, trabalhar por objetivos, cumprimento dos objetivos! Muitas das vezes banalizam-se os objetivos e a forma como falamos deles, mas não podem deixar de ser o foco ultimado que se pensa, planeia e faz. Na sua exploração trabalha por objetivos? Tem objetivos definidos para ter uma exploração com sucesso? Acredita que os vai atingir com rentabilidade?

Traçar objetivos é uma tarefa de extrema importância, obriga-nos a decidir entre o que realmente queremos, a deixar o acessório e o supérfluo, a refletir sobre qual o caminho que queremos seguir, orienta-nos a ação, obriga a planear o trabalho de hoje, amanhã e no futuro.

O objetivo deve ter determinadas características para servir o propósito da própria definição. Deve ser específico; quantificável para saber quando o atinge ou o respetivo grau; atingível, a possibilidade de conseguir atingir o objetivo, tem que estar presente; realista, não podem querer alcançar metas para além do que os meios permitem; temporizável, ou seja, quando é que se propõe atingir.

O primeiro passo para traçar os objetivos para o seu negócio agrícola é registar: as atividades que se praticam ao longo do ciclo produtivo, os custos, a mão-de-obra que utiliza, a produtividade, os tempos para cada, etc. O segundo passo é analisar os dados e compará-los se possível com os dados médios da mesma atividade. O terceiro passo passa por definir os objetivos, para melhoria da performance da exploração, aumentando assim a rentabilidade; “ Atingir 20 toneladas por hectare em 2018”; “ Reduzir 5% dos custos em mão de obra na próxima colheita”;

O passo seguinte é definir ação ou ações a desenvolver e que me permitem atingir os objetivos

Exemplo:

Objetivo: “ Reduzir 20% dos custos em mão de obra na próxima colheita”.

Ação 1: Monitorizar os tempos de colheita e filmar os gestos.

Ação 2: Selecionar os colhedores de acordo com os parâmetros definidos para cada função.

Ação 3: Formar os colhedores em cada uma das tarefas.

 

Verificar se o objetivo foi ou não alcançado e caso não tenha conseguido, identificar as causas e redefinir as ações ou até o próprio objetivo. Recomeçar…

 

Deixo o desafio de acreditar que definir os objetivos para a sua exploração agrícola e comprometer-se a implementar o plano de ação e cumpri-los, e igual a sucesso, mesmo muito sucesso financeiro, resultados mesmo muito surpreendentes!