Dia de Ação de Graças e Dia de Dar Uma Volta

Dar Graças e Dar Uma Volta no Mesmo Dia

Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças (ou Thanksgiving, como é mais conhecido) é celebrado na quarta Quinta-feira de novembro. Em 2018, o dia calha a 22 de novembro. Esta é uma data muito importante nos Estados Unidos, onde é comemorada oficialmente desde 1863, quando o presidente Abraham Lincoln decretou o dia como feriado nacional. No Canadá é também muito comemorado, embora em datas diferentes, pois é celebrado na segunda Segunda-feira de outubro (em 2018, calhou a 8 de outubro).

E porque está esta data ligada com a agricultura? Porque a tradição original, que remonta ao século XVII, é a de celebrar, com a mesa farta, as boas colheitas do ano. Trata-se de um dia de agradecimento a Deus por todas as bênçãos recebidas ao longo do ano. É um dia de estar com a família e de lembrar o amor ao próximo. O peru, comido com puré de batata, é uma das principais tradições deste dia de agradecimentos.

Em Portugal, apesar de ser uma data conhecida devido à popularidade da cultura Americana em todo o mundo, o Dia de Ação de Graças passa quase despercebido. Isto porque não há tradição de comemoração deste dia entre os Portugueses. A ideia de dar graças por tudo de bom que acontece é um ótimo motivo para festejar. Aproveite esse dia para agradecer as boas colheitas do último ano, mas também para agradecer a quem merece reconhecimento e passar mais tempo com quem mais gosta.

 

Dia de Dar uma Volta

Nesta mesma data, a 22 de novembro, celebra-se todos os anos o Dia de Dar uma Volta. Sim, este dia existe. É um dia dedicado simplesmente a sair de casa e dar uma volta de carro, de moto ou mesmo a pé, com ou sem destino específico. O objetivo do dia é apelar à mobilidade das pessoas e ao sentimento de liberdade.

Com todo o stress do trabalho, com toda a tecnologia que escraviza o homem e com todas as responsabilidades que caem no colo de cada um de nós todos os dias, o Dia de Dar uma Volta (ou Go For a Ride Day) é um apelo à libertação e ao movimento. Trabalhar o dia todo sentado e não fazer exercício físico regular constituem perigos para a saúde de todos. Sair de casa é uma forma de espairecer a cabeça e de renovar as energias.

O dia 22 de novembro foi escolhido para esta comemoração por se terem feito progressos relevantes para a mobilidade nesta data ao longo da história, tais como a patente do motor elétrico.