Celebre o Dia Mundial da Abelha em Amarante

Celebre o Dia Mundial da Abelha em Amarante

A 20 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Abelha. Neste dia, em 1734, nasceu Anton Janša, o pioneiro da apicultura. Em dezembro de 2017, os Estados-Membros da ONU aprovaram a proposta da Eslovénia de proclamar o dia 20 de maio como o Dia Mundial da Abelha.

Nas comemorações deste ano, a cidade de Amarante vai receber uma série de eventos relacionados com o objetivo deste dia internacional: celebrar e reconhecer o papel das abelhas e de outros polinizadores para o ecossistema. 

As comemorações começam ainda antes da data propriamente dita. No dia 18 de maio, por volta das 20h45, o Centro Interpretativo e Cultural do Marão, em Aboadela, recebe o Sarau Cultura e Apicultura, dinamizado pela Stay to Talk.

Já no dia 20, as celebrações começam logo às 09h00, na Junta de Freguesia de São Gonçalo, com a Aula Vamos Falar de Abelhas, em conjunto com a Universidade Sénior de Amarante. Às 10h30, a aula volta a repetir-se, mas desta vez na Biblioteca Municipal de Vila Meã, em conjunto com a Universidade Sénior de Vila Meã.

Ao longo do dia, nas lojas da Dolmen, o mel e os seus subprodutos estarão em destaque, podendo os clientes e visitantes provar do mais distinto mel produzido no território.

Durante a tarde, as comemorações prosseguem no Espaço Douro & Tâmega, na Avenida General Silveira. Às 14h30, a Dolmen assinala a data com uma reunião de trabalho do Grupo Operacional da Vespa, por forma a discutir a problemática da vespa velutina. Às 16h00, a Dolmen organiza uma ação de demonstração de construção e colocação de armadilhas de combate à Vespa Velutina. Por fim, às 17h00, o local recebe a 3ª Reunião do Bee Path Net, um grupo de ação local comprometido com o sucesso da apicultura urbana em Amarante (clique aqui para conhecer melhor este projeto).

Numa iniciativa conjunta da União Europeia, URBACT, Bee Path Net e do Município de Amarante, não deixe de participar nas comemorações, onde vão existir muitas surpresas. Em anexo, encontrará o cartaz do evento com todo o programa, e o convite da ação de demonstração organizada pela Dolmen.