Aplicação para consultar o Risco de Incêndio Florestal (RIF)

É sabido que, na sua maioria, os incêndios florestais se devem a causas humanas, voluntárias ou negligentes. O aumento da temperatura e a diminuição da humidade que se têm verificado nos últimos dias são fatores que podem potenciar a ocorrência de incêndios. Com a entrada do nosso país na estação do Verão, aumenta a taxa de risco de incêndio.

Saiba que pode consultar a previsão do risco de incêndio florestal (RIF) para a sua região através do site https://fogos.icnf.pt, disponibilizado pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) e o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas). Nesta aplicação deverá selecionar o seu distrito e concelho na lista disponibilizada.

A aplicação criada, para além de promover a divulgação do RIF diário a nível concelhio, apresenta as restrições e condicionantes legais associadas a cada classe de risco de incêndio, consoante se enquadre dentro ou fora do período crítico. Estão em causa a execução de queimas/queimadas, o uso de fogareiros e grelhadores, o uso de maquinaria agrícola/florestal, o uso de fumigadores, o lançamento de foguetes e outros comportamentos de risco.

Lembre-se que quanto maior for o risco de incêndio, maior será a necessidade de adoção de medidas preventivas, como limpar os terrenos circundantes ou evitar determinadas ações.

 

Proteja a sua floresta. Proteja-se a si, proteja os outros e os seus bens.

 

Para mais informações, poderá consultar a página do ICNF:

 http://www2.icnf.pt